quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Centro Espírita e o tríplice aspecto

Os três aspectos do Espiritismo --ciência, filosofia, religião -- devem ser objeto de estudo no Centro Espírita, mas o aspecto religioso assume um papel primacial.

 A pesquisa científica pode e deve ser feita, se o Centro tiver pessoas com capacidade para, em dia e reunião es­pecíficos, realizarem trabalhos nessa área. O mesmo quanto ao aspecto filosófico, aplicando-se a análise espírita às diversas questões do mundo em que vivemos. Não devemos esquecer, porém, que se estivermos aplicando a Doutrina Espí­rita no Centro estaremos praticando ao mesmo tempo o aspecto científico, o aspecto filosófico e o religioso.
Vejamos este exemplo: quando uma pessoa perde um ente querido e recebe no Centro Espírita a mensagem espiritual que lhe prova que seu ente querido continua a viver, deve-se isso ao fenômeno mediúnico, que é o objeto da ciência espírita. A pessoa começa então a refletir, buscar informações sobre o fenômeno e suas causas e se enriquece com tais reflexões: eis aí o aspecto filosófico. Depois, em face da nova concepção de vida que adquire, muda seu comportamento diante do mundo: temos então o aspecto religioso. O Centro Espírita propicia, assim, diuturnamente, a prática dos três aspectos, cuja divisão foi feita tão-somente para efeito didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário